9 erros na hora de treinar
Vocês podem até não perceber, mas todas nós, em algum momento, cometemos alguns erros na hora de treinar. Tais erros podem comprometer o surgimento de resultados, deixando você desmotivada na hora de treinar e trazendo somente prejuízos. Para poder ajudar no seu treino e no seu rendimento, comentarei aqui sobre 9 erros que, possivelmente, vocês também cometem na hora de treinar, mas que a partir de hoje, não irão errar mais!
1) Não aquecer antes do treino
Seguido as minhas alunas me perguntam se é realmente necessário fazer aqueles minutinhos antes de aquecimento e, se essa também é uma dúvida de vocês já irei responder: é claro que é importante. O treino de musculação consiste basicamente em exercícios com peso e, independente da temperatura que está fazendo lá fora, as nossas articulações não estão aquecidas para suportar determinadas cargas. É para isso que servem aqueles minutos de caminhada, bicicleta, ou até mesmo fazer o próprio exercício com uma carga menor. O aquecimento evitará que possíveis lesões venham a acontecer e até irão facilitar no movimento.
2) Não tirar dúvidas sobre exercícios e aparelhos
Seja por vergonha, preguiça ou por achar que sabem, muitas de vocês devem cometer esses erros na hora de treinar. O problema que não tirar a sua dúvida com o seu instrutor poderá trazer uma lesão indesejada ou até mesmo perder tempo, pois se você não perguntar como é o exercício e o fizer errado, estará perdendo tempo fazendo um movimento todo errado e atrasando ainda mais o surgimento de resultados. Deixe de vergonha e encha o seu instrutor de perguntas, afinal ele está ali para isso.
3) Não descansar entre as séries
Por que será que devo fazer 3 séries de 12 repetições e não todas direto? Todo o planejamento do seu treino tem um motivo, e você deve segui-lo rigorosamente. O número de série, de repetições e o tempo de intervalo fazem parte do treino, sendo eles os responsáveis por caracterizar o tipo de treino que você está fazendo, seja para emagrecer, para ganhar massa ou apenas por qualidade de vida. Para fazer as 3 séries de 12 repetições, o peso do exercício deve estar de acordo com essa numeração, de modo que ao fim da série você realmente necessite de um tempo de descanso para depois fazer a outra série. Caso o seu músculo não sinta a necessidade de descansar é porque o peso está muito leve e o músculo nem está sendo trabalhado. Entretanto, cuida para não exagerar no tempo de descanso, por isso procure descansar de 30 segundos a 1 minuto entre as séries, possibilitando um leve descanso ao músculo, mas ainda assim não relaxando-o completamente.
4) Realizar exercícios em jejum, jejum não emagrece
Há um tempo eu acreditava que esse erro na hora de treinar não era mais tão comum, porém percebi que ainda existem muitas pessoas que fazem isso pensando que irão emagrecer com maior facilidade. MITO! Ao contrário do que as pessoas pensam que realizar exercícios em jejum irá ajuda-las a perder peso, isto poderá trazer complicações para a saúde e ainda comprometer nos resultados do treino. Praticar exercícios sem ingerir nada provocará uma redução da glicose sanguínea que vai para os músculos na hora da contração muscular, podendo causar perdas momentâneas de consciência e, na tentativa de impedir que isso ocorra, o nosso corpo usa no lugar da gordura acumulada as nossas proteínas corporais (massa magra) como fonte de energia, provocando, no lugar do sonhado emagrecimento, o ganho de peso indesejado.
5) Exagerar nos pesos
Você já ouviu a frase de que “às vezes menos é mais”? Um dos erros mais comuns na hora de treinar é achar que quanto mais peso você colocar no exercício, mais rápido virá o resultado. Errado. O exagero de pesos muitas vezes faz com que o movimento do exercício seja feito errado para poder vencer a carga colocada no aparelho, compensando em músculos e articulações que podem, muitas vezes, vir a lesionar. O seu músculo possui um tempo de adaptação para as cargas, e não demora muito você conseguirá aumentar os pesos de maneira correta, sem trazer prejuízos para o movimento. Respeite os limites do seu corpo e vá vencendo-o aos poucos.
6) Fazer no mesmo dia o treino do dia anterior
Assim como respeitar os limites do seu corpo, cumprir o planejamento do seu treino é fundamental. Assim como eu comentei antes de que os números e séries existem por alguma razão, as divisões de treino por grupos musculares também. Se não deu para vir algum dia na academia, siga o programa de treino normal ou você até pode treinar o grupo muscular que você matou, porém somente ele. O erro que as pessoas cometem na hora de treinar é querer fazer tudo junto no mesmo dia e pode ser dessa maneira que lesões por excesso podem surgir.
7) Fazer inúmeras repetições para os abdominais
Canso de passar por pessoas na academia que estão fazendo abdominal e depois de muito tempo perceber que elas ainda seguem fazendo os exercícios abdominais. Então eu pergunto, por que vocês acham que o abdômen é um músculo diferente dos demais? Não existe um número certo de séries e repetições para trabalhar de acordo com o seu objetivo? Para os abdominais a regra é a mesma. O erro na hora de treinar ocorre porque o nosso abdômen possui uma capacidade de recuperação mais rápida que outros músculos, dando a impressão de que poucas repetições não irão definir a sua barriga. O abdômen necessita de descanso também para poder atingir os resultados desejados, por isso, se você já faz a algum tempo o mesmo exercício e não sente mais nada, peça para seu instrutor colocar exercícios diferentes para os músculos abdominais. Ou coloque carga durante o movimento, mas peça para o instrutor lhe mostrar como fazer.
8) Usar bastante roupa para emagrecer
Três casacos para poder suar mais e emagrecer mais rápido, é isso mesmo? Desculpe lhe informar, mas essa ideia não funciona. Você pode colocar até 10 casacos para treinar e ainda assim estará errado. O exagero de roupas na hora dos exercícios fará sim você suar mais, entretanto suor e queima de gordura são coisas bastante diferentes. O suor nada mais é que perde de sais do nosso corpo, ou seja, ao suar mais durante o treino você estará se desidratando, podendo trazer consequências negativas para a hora do treino. Se a ideia é perder gordura corporal mais rápido invista em um planejamento aeróbico bom com seu instrutor e, para a nossa alegria, use roupas leves e confortáveis, aposto que seu treino irá render bem mais.
9) Se importar mais com a balança do que com o treino
Não entre em desespero se você e a balança não costumam ser amigas, pois elas dificilmente irão acertar no seu resultado. Esse erro acontece muito com aquelas que querem emagrecer, subindo na balança dia após dia e percebendo que nem sempre os ponteiros diminuem. O que ocorre é que durante a prática de exercícios o seu corpo está perdendo gordura corporal, mas também está ganhando músculo, o qual pesa bem mais que a gordura. Sendo assim, esqueça essa amiga chata que é a balança e se atende às roupas, analisando se elas estão mais soltas ou apertadas. Sabe quem adota essa tática? A belíssima Shakira! A musa tem pavor de balanças e sabe quando está na hora de pegar mais pesado ou não por suas roupas… Se funciona com ela, por que não podemos fazer igual? Adotem meninas.
Deixe um comentário