Antigamente, dizia-se que o correto para praticar exercícios físicos seria manter uma pressão arterial reduzida e a freqüência cardíaca deveria estar entre 60 e 70% de sua frequência máxima. Felizmente essas pesquisas já estão ultrapassadas. Dessa forma, um treino intervalado de alta intensidade se torna um método eficiente para perder gordura e construir massa muscular, mantendo sempre a frequência cardíaca elevada.
O treino intervalado de alta intensidade, também chamado HIIT (High Intensity Interval Training) aumenta o ritmo de seu metabolismo e faz com que a massa muscular seja construída gradualmente. Normalmente, durante um treino intervalado se alterna os intervalos curtos de repetições com tempos curtos de recuperação. Diferente dos treinos aeróbicos, os intervalos são mais curtos, porém é comprovado que a queima de gordura e o aumento da resistência é melhorado.
Os treinos intervalados de alta intensidade não são muito recomendados para iniciantes, e sim mais para atletas que já estão treinando há algum tempo e que não sofram de problemas de pressão arterial ou asma. A massa muscular é a base para poder treinar intensivamente e fortalecer o coração e melhorar a circulação.
Para realizar um treino intervalado pode-se utilizar:
- Esteira, bicicleta e elíptico: mas ao invés de realizar uma corrida ou pedalada, por exemplo, uniformemente, executa-se em alta velocidade por um período de tempo, e em seguida se faz um pequeno descanso.
- Spinning: neste se treina em alta intensidade, sob orientação de um profissional da área.
Nunca esqueça que um programa de exercícios não funciona sozinho. Ele sempre deve ser feito em combinação com uma alimentação controlada. No caso do treino intervalo, a ingestão de proteínas auxilia muito no ganho de massa muscular e no desempenho. As vezes, alem de incluir mais alimentos protéicos a sua dieta, é necessário também acrescentar um suplemento protéico na rotina, para reforçar o efeito positivo em seu treino e na sua saúde. Também não se esqueça de manter uma hidratação adequada.
Uma dieta rica em carnes, frutas e legumes, proteínas e carboidratos moderados garantem que o treino intervalado seja eficaz e você consiga seus objetivos.
Deixe um comentário