Treino de força – os benefícios para o corpo feminino
Hoje em dia mulheres têm dividido cada vez mais, de forma igual, tanto a sala de musculação como os tipos de exercícios com os homens, mas ainda há certos pontos específicos que preocupam o grupo feminino e que se tornam prioridade dos educadores físicos na hora da montagem do treino: abdômen, tríceps, glúteos e coxas. E é dentro dessa perspectiva que o treinamento de força se torna importante para as mulheres, não só pelas questões estéticas, mas também em prevenções de doenças e na melhora da qualidade de vida. O que seria o treinamento de força?
- Treino de Força: objetiva o ganho de massa muscular, resistência muscular, potência e força máxima, ou seja, aumentar as capacidades musculares.
Outro benefício do treino de força é a comprovação do auxílio na prevenção de doenças como a sarcopenia (comum em mulheres), que caracteriza a perda de força e massa muscular, osteoporose, perda de densidade óssea, osteoatrite, doença degenerativa das articulações, e doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, o treinamento de força melhora também a aparência das celulites, pois estimula a circulação sanguínea localizada, bem como o aumento do gasto calórico.
Claro que há algumas diferenças entre a força absoluta de um homem e de uma mulher, sendo relativamente maior neles, mas a resposta ao exercício não muda de acordo com o sexo, podendo ser totalmente efetivo o treino de força nas mulheres levando em consideração suas capacidades de recuperação e condições físicas.
O treino de força normalmente consiste em poucas repetições com sobrecarga próximo aos 100% da capacidade total. Um programa de força pode ser montado com 2 a 6 séries de 4 a 6 repetições de cargas bastante elevadas. Contudo, o termo “cargas bastante elevadas” é relativa a capacidade máxima de cada pessoa, ou seja, se a sua repetição máxima (1RM) no extensor de joelhos é 50kg, realize o exercício de 4 a 6 repetições com 40 ou 45kg, por exemplo. É por isso que é muito importante a comunicação com o seu(ua) instrutor(a), para que você não exceda a carga total e nem subestime a sua força.
Dessa forma, um bom planejamento do treino de força e uma dieta adequada, é a combinação perfeita para as mulheres que desejam um corpo bonito, com uma definição muscular equilibrada e uma ótima qualidade de vida.
alexandre magno diz
adorei as explicações. Bem objetivas.