O chá verde é um ótimo aliado dos ajudantes do emagrecimento: ele acelera o metabolismo e ajuda a queimar as reservas de gordura do nosso organismo. A maneira como ele é capaz de fazer isso é pelo fato de aumentar a termogênese do nosso corpo, ou seja, aumentar a temperatura do nosso corpo facilitando a digestão, absorção e metabolização dos nutrientes que ingerimos e a oxidação das gorduras.
O chá possui alta concentração de polifenóis de catequina, onde essas operam no nosso corpo como um anti-inflamatório, reduzindo a gordura abdominal, aumentando a sensação de saciedade e o gasto energético, diminuindo a concentração de triglicerídeos e prevenindo o surgimento de câncer de próstata e de boca. Para potencializar ainda mais os efeitos emagrecedores do chá verde, o ideal é combina-lo com uma dieta bastante equilibrada e um bom planejamento de atividades físicas.
Além de auxiliar no processo de emagrecimento, o chá verde estende os seus benefícios nos tratamentos de doenças como cardiopatias, infecções por vírus, inflamações de doenças degenerativas, Diabetes Mellitus tipo 1, câncer e envelhecimento.
Caso você esteja fazendo uma dieta muito restritiva, a ingestão de chá verde junto à essa dieta poderá causar uma retenção de líquido devido à ação desidratante causada pela concentração de cafeína do chá, o que pode atrapalhar em partes a perde de peso. Também evite ingerir o chá verde junto às refeições, pois o tanino, outra substância presente, dificulta a absorção de ferro dos nutrientes dos alimentos. Para pessoas com gastrite, gestantes e lactantes é aconselhado evitar o chá verde, e ainda pelo efeito estimulante, quem tem insônia deve cuidar o horário de ingestão para não comprometer as horas de sono.
Como incluir o chá verde no dia-a-dia?
Especialistas recomendam a ingestão de 1 litro por dia, o que equivale a 5 ou 6 xícaras de chá verde, sendo suficiente para perceber os efeitos e não comprometer a saúde.
– Para pessoas com insônia, o ideal é não ingerir o chá verde depois das 17h.
– Após 24h de preparo o chá o mesmo começa a perder propriedades.
– O chá verde pode ser consumido à qualquer temperatura: quente,morno ou frio.
– O chá quando preparado direto das folhas, e não de saquinho, possui concentrações muito maiores de suas propriedades.
– Não utiliza açúcar para adoçar o chá verde! Substitua-o por mel, erva-doce, pedaços de frutas ou hortelã.
Como preparar o Chá Verde?
1) Coloque a água em um recipiente próprio para aquecer água no fogão;
2) Quando a água começar a criar pequenas bolhas no fundo do recipiente, retire o mesmo do fogo;
3) Não há uma quantidade exata de folhas, mas o mais utilizado é uma colher de sopa de folhas por litro de água. Depois de colocas as folhas na água, abafe o recipiente;
4) O ideal é deixar as folhas abafadas por 5 minutos, o que potencializa os efeitos antioxidantes do chá. Entretanto, quanto mais tempo as folhas ficarem abafadas na água, mais amargo o chá irá ficar, por isso o tempo fica a critério do gosto de cada pessoa.
Deixe um comentário