Como fazer musculação no inverno ?
Vem aí o inverno, as temperaturas facilmente se aproximam do zero, mas isso não significa que a vontade de praticar exercícios físicos também tenham que despencar. Na estação mais gelada do ano, a musculação proporciona vários benefícios aos praticantes, porém para isso vale lembrar que o corpo precisa estar preparado.
Antes de dar início a uma prática esportiva, em qualquer época do ano, é importante preparar a musculatura para adaptá-la a um esforço mais forte. Para isso serve o famoso aquecimento. O aquecimento possibilita que ocorra um melhor fluxo sanguíneo para a região corporal que será trabalhada. Além disso, permite que as miofibrilas obtenham uma flexibilidade mais natural, fato esse determinante para evitar as indesejáveis distensões musculares. Vale salientar também que o aquecimento estabelece um melhor trabalho muscular.
Ingerir água é também muito importante durante a prática de musculação no inverno. A água, um dos bens mais abundantes na superfície da Terra, é de vital importância para o organismo humano, visto que a maior parte do corpo é constituído por esse líquido. Entre as principais funções da água estão o auxílio no transporte de nutrientes e proteínas, é útil na regualação da temperatura corpórea, é benéfica para a solubilidade sanguínea, entre outros atributos.
É pertinente, durante os exercícios, ingerir doses moderadas de água.
Os locais fechados
Muitas pessoas, durante os meses de baixa temperatura, costumam manter ônibus, repartições públicas e salas completamente fechados. Tal atitude dificulta a circulação do ar no recinto e torna o ambiente um local propício para a proliferação de vírus ou bactérias.
Diante disso, o ideal é praticar exercícios em ambientes devidamente ventilados e sem manter ar condicionado em alta potência, visto que eles fazem com que o corpo humano não esquente de forma adequada, além de ocasionar o famigerado choque térmico.
É interessante destacar que efetuar exercícios físicos no frio permite ao corpo não ficar exausto facilmente, bem como mantém a frequência cardíaca mais baixa, possibilitando um melhor rendimento no exercício.
A respiração correta, nesse caso, é muito importante. Ao realizar uma corrida, por exemplo, é necessário respirar devagar, com ritmo e sem afobação.
Roupa adequada
É óbvio que o frio solicita uma roupa mais aconchegante, mas nada de vestuários pesados e casacões grossos. Lembre-se: você vai praticar musculação e não escalar o Monte Everest.
O ideal é vestir roupas confortáveis que, ainda que protejam do frio, sejam feitas com tecidos leves que permitam o suor evaporar sem reter muito líquido.
Fernando Rodrigues
Deixe um comentário