Lesões no joelho
“Se meus joelhos não doessem mais”. Sempre que escuto essa música da banda Rappa dou risada para mim mesma. Ah como eu queria que meus joelhos não doessem mais e, assim como eu, tenha certeza que muitas de vocês também desejam o mesmo.
A articulação dos joelhos é, sem sombra de dúvida, uma das mais utilizadas durante os exercícios físicos, assim como é o principal alvo para lesões e sobrecarga.
As lesões desencadeadas dos joelhos podem surgir devido à muita sobrecarga ou a causas traumáticas e esse mal não afeta apenas atletas e profissionais do esporte. Quando o joelho resolve lesionar não tem posição que nos agrade mais. Para que você possa entender melhor, vou classificar aqui o que cada lesão significa:
– Por sobrecarga: Essas lesões são desencadeadas por atividades que excedem a carga suportada pela articulação, provocando desgastes no joelho como tendinites. As tendinites são processos inflamatórios dos tendões que, por serem tecidos com pouca quantidade de água não aguentam cargas excessivas.
– Traumáticas: Geralmente não lesões causadas durante a prática de exercícios ou quando gerados movimentos de rotação na articulação. As lesões de menisco (estrutura cartilaginosa da articulação dos joelhos que auxilia no deslizamento), são as mais comuns. Nesses casos pode ser necessária a realização de uma cirurgia, mas após a recuperação é possível retomar a prática de atividades normalmente.
Os exercícios e esportes que mais sobrecarregam as articulações dos joelhos são:
– Futebol: Realize um bom aquecimento muscular para proteger os joelhos.
– Corrida: Comece a treinar pela caminhada e vá aumentando o ritmo gradualmente.
– Ciclismo: Do mesmo modo que a corrida, inicie moderadamente, evitando sobrecarregar os joelhos.
– Tênis: Necessita de um bom preparo muscular para protegê-los.
Uma maneira de evitar lesões nos joelhos é:
– Opte por exercícios que correspondam à seu nível de condicionamento e idade;
– Sempre realize um bom alongamento;
– Inicie moderadamente e, de maneira progressiva, aumente a intensidade dos exercícios;
– Sempre realize um bom aquecimento muscular.
Qualquer dúvida ou insegurança na hora de realizar os exercícios peça ajuda para seu instrutor(a), ele poderá lhe aconselhar a melhor forma de executar sem se lesionar.
Mas caso você já tenha lesões nos joelhos recomenda-se fazer compressas de gelo e procurar imediatamente um acompanhamento profissional, como traumatologistas especialistas em joelhos e fisioterapeutas.
Ainda para quem adquiriu uma lesão séria e não pode mais voltar para sua antiga prática de exercícios físicos, uma ótima opção é começar a fazer atividades dentro da água, como natação e hidroginástica, pois além de fortalecer a musculatura e articulações, você estará livre de impactos e rodeada de muita diversão e prazer.
Deixe um comentário