Hipertrofia feminina – o que é ?
Para começarmos essa questão, primeiro precisamos entender o que é a hipertrofia muscular:
- Hipertrofia muscular: uma ação fisiológica do nosso corpo que caracteriza num aumento do volume muscular, consequente principalmente de estímulos provocados por exercícios físicos.
Esse maior volume muscular normalmente surge com maior facilidade quando praticada a musculação, entretanto não basta apenas realizar o seu treino diário na academia. Para obter a hipertrofia, é necessária uma rotina disciplinada, conciliando exercícios de musculação, dieta adequada e boa qualidade de sono. Assim como no emagrecimento, para adquirir músculos desenhados é preciso uma grande dedicação, até porque, nós mulheres, não contamos com uma forcinha a mais chamada testosterona (presente nos homens que facilita o ganho de músculos).
Quando o objetivo é a hipertrofia muscular feminina, ainda existe certo preconceito, insinuando que os corpos ficarão masculinizados e a feminilidade será perdida. ESQUEÇAM ISSO! Como já citado acima, as mulheres não possuem níveis de testosterona que possibilitem essa masculinização (homens produzem 7,00 mg/dia e mulheres 0,25 mg/dia). Por isso, as mulheres que tem medo de praticar exercícios para braços (membros superiores), pelo fato de que irão ficar parecendo um homem, podem ter certeza que os braços de vocês não seguiram femininos e delicados.
PS.: Já para aquelas que possuem a vontade de terem braços com maior volume muscular, peçam para que seu instrutor(a) intensifique o treino de membros superiores.
Hipertrofia feminina – Treino
Para um treino de hipertrofia é preciso trabalhar com sobrecargas que produzam estímulo para as fibras musculares, desenvolvendo o aumento do volume. Normalmente utilizam-se exercícios de 2 a 5 séries com 10 a 12 repetições e intervalos de um minuto ou um minuto e meio entre séries. Porem, essa questão depende da sua capacidade de recuperação e/ou condição física, por isso o ideal é sempre começar com menos séries e mais repetições, limitando a sobrecarga, iniciando com pesos que você sabe que poderá suportar. Já posteriormente comece a aumentar progressivamente a sobrecarga e diminuir o número de repetições.
DICA: antes de iniciar o treino com pesos, realize um aquecimento muscular, podendo ser 10 minutos de aeróbico (esteira, bicicleta, pular corda, corrida estacionária, etc.). Isso evitará possíveis lesões que poderão surgir com a sobrecarga em músculos que não estão pré-condicionados.
suellen belicio diz
ótima matéria , parabéns !!
PVF diz
Obg!