A glutamina é um aminoácido não-essencial, muito abundante em todo o corpo e desempenha funções fisiológicas muito importantes. Sua principal função é manter o sistema imunológico forte e capaz de combater infecções provocadas por possíveis bactérias e vírus.
Estudos feitos sobre a suplementação com a glutamina confirmaram que a mesma aumenta a quantidade de linfócitos e neutrófilos, células do sistema imunológico.
Para quem pratica atividade física regular e intensa, é cientificamente comprovado que depois dos treinos, os níveis de glutamina caem, deixando a pessoa susceptível à alguma infecção.
Outra função fisiológica da glutamina corresponde à síntese de glicogênio muscular e de proteína. Durante o exercício, as reservas de glicogênio muscular começam a se esgotando e a glutamina é responsável por acelerar a síntese de glicogênio, garantindo que o organismo não utilize as proteínas musculares para produzir energia.
Mais benefícios da glutamina:
- Produz novas proteínas e acelera a recuperação muscular;
- Ajuda na remoção de resíduos metabólicos que prejudicam a contração muscular;
Pesquisadores afirmaram que doses de até 0,65gr de glutamina por quilo de peso corporal são doses aconselhadas. Outra sugestão é consumir 5 a 15 gramas depois do treino, e caso você esteja constipada ou engripada, ingira 15 g todos os dias até ficar totalmente recuperada.
Deixe um comentário