O que é Ginástica Laboral
A Ginástica Laboral é um programa de exercícios físicos para ser praticado durante o expediente de trabalho, buscando minimizar os efeitos negativos da vida sedentária e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.
A atividade consiste basicamente em alongamentos que vão desde os pés até a cabeça do participante, devendo ser ministrada por um profissional da área, seja ele um educador físico ou um fisioterapeuta. A escolha dos alongamentos deve estar de acordo com a ocupação do trabalhador, ocorrendo em um curto período de tempo e com intensidade leve.
Qual o objetivo da Ginástica Laboral
A implantação da Ginástica Laboral dentro das empresas tem como objetivo diminuir o numero de lesões recorrentes devido à esforços repetitivos e doenças ocupacionais como a LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
Esse programa de exercícios traz benefícios tanto para as empresas como para os trabalhadores, pois para a empresa diminui o risco de problemas de saúde e consequentemente aumenta a produtividade do trabalho. Já para o trabalhador:
- Aliviar o estresse e as tensões provocadas pelo trabalho;
- Reeducar a postura corporal;
- Diminuir o sedentarismo e a fadiga;
- Aumentar a auto-estima, o que provoca uma melhora do desempenho e o trabalho em equipe;
- Prevenir lesões nas mãos, ombros, coluna, punhos, etc.
Atividades da Ginástica Laboral
Mesmo que as atividades sejam simples e basicamente compostas por alongamentos, é necessário obedecer algumas regrinhas que possibilitarão benefícios ainda maiores entre os trabalhadores. Por isso, fique atendo a essas dicas:
- Opte por exercícios de curta duração (10 a 15 minutos);
As atividades devem exigir pouco da capacidade física; - Deve-se realizar atividades de aquecimento, preparando o corpo das pessoas para as tarefas;
- As atividades de relaxamento devem ser realizadas no final, para aliviar o cansaço e a tensão muscular.
O programa pode ser dividido em três partes, com o aquecimento (preparação), os alongamentos propriamente ditos (compensatória) e por último o relaxamento de todo o corpo, inclusive da mente.
- Preparatória: prepara o trabalhador para as atividades, aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados;
- Compensatória: exercícios específicos de reeducação postural e de compensação aos esforços repetitivos;
- Relaxamento: alongamentos para oxigenar as estruturas musculares, evitando o acúmulo de ácido lático e prevenindo lesões.
Ginástica Laboral nas empresas
Para os trabalhos que exigem funções braçais:
- Devem realizar exercícios que diminuam as tensões da sobrecarga e o aparecimento de lesões musculares ou posturais.
Para os trabalhos com funções administrativas:
- É recomendado parar alguns minutos a cada duas horas de trabalho, realizando alongamentos para os grandes grupos musculares como ombros, tronco e pernas;
Deixe um comentário