Fazer o aeróbico antes ou depois da musculação?
Qual o correto? Tenho certeza que você já se fez essas perguntas antes, mas não sabia qual a resposta certa! Na academia onde trabalho, a maioria costuma fazer o aeróbico pós-treino, porém algumas delas preferem fazer antes da musculação e, de acordo com alguns estudos, essa não é a maneira certa, independentemente de qual for o seu objetivo.
O que acontece é que realizar o aeróbico antes da musculação pode reduzir o número de repetições conseguidas no treinamento com pesos, resultando em uma menor qualidade de ambos os treinos, com efeitos negativos da fadiga.
Mas depois da musculação então eu posso não ter energia suficiente para fazer o aeróbico? Pelo contrário, pesquisas demonstraram que fazer o aeróbico pós-treino com pesos acelerava a recuperação muscular, fazendo com a pessoa saísse da academia com o corpo bem mais recuperado. Além de que, quem tem o objetivo de perder peso, essa ordem irá auxiliar você a queimar bem mais gordura durante o seu treino aeróbico.
Isso acontece porque a adrenalina e a noradrenalina, liberadas durante a musculação forçam as células adiposas (gordas) a liberarem a gordura armazenada para a corrente sanguínea, utilizando-a em forma de energia. Durante o treino aeróbico, também é liberado o hormônio de crescimento, que ajuda a estimular a queima de gordura e a provocar a recuperação do tecido muscular.
Sei que isso varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas que vieram me perguntar o que é mais aconselhável me justificaram que, fazer o aeróbico antes da musculação, para elas rendia bem mais. Por isso eu sempre digo que nada que se refira a exercícios físicos e corpo humano requer regras fixas. A pessoa deve realizar as atividades do modo como ela se sente melhor, independente de dizerem ser melhor ou ruim.
Mas para você que estava na dúvida e não tem uma preferência por fazer antes, o mais aconselhado é iniciar pelo treino de musculação.
Deixe um comentário