Exercícios para braços
Nas salas de musculação é comum vermos a mulherada “esquecendo” de fazer exercícios de membros superiores ou ignorando-os por se preocupar em não criar braços enormes e ombros gigantes. Algumas delas acreditam que ao realizar treinamento de força para membros superiores com altas cargas seus músculos irão crescer excessivamente e ficarão com aparência masculinizada.
Acalmem-se meninas, nem só de coxas enormes e glúteos firmes o corpo feminino é formado. Um bom treino de musculação necessita também de exercícios para braços e tronco, que além de auxiliarem na correção e sustentação postural, ganho de força global e diminuição da massa gorda, deixarão seus braços mais firmes e fortes, prontos para segurar aquela barra pesada ao fazer stiff e não sentir compensações na lombar. O que atrapalharia e muito o nosso treino de posterior.
É importante saber que em geral, as mulheres possuem uma grande variação na força quando comparadas aos homens. Claro, que nosso treino não será com tamanha intensidade e volume quanto ao treino masculino, porque eles priorizam isso, assim como nós priorizamos glúteos e coxas.
Essa grande variação na força entre os gêneros se dá por inúmeros fatores: a diferença entre a distribuição total e nas várias partes do corpo de massa musculoesquelética entre homens e mulheres, o número de movimentos mono e multiarticulares realizados por ambos, o peso corporal total além de fatores hormonais.
O que mais precisamos entender é que as circunferências corporais pouco são alteradas quando há pequenos ganhos na massa muscular e diminuição no tecido adiposo nos diversos segmentos corporais. Pelo fato do tecido muscular ser mais denso que o tecido adiposo, se esse ganho de massa muscular simultâneo ao decréscimo de gordura resultará em uma diminuição nas circunferências corporais, se forem de mesma proporção. Entretanto, há diferenças regionais na capacidade de perder ou ganhar massa muscular, podendo ser visto nas mulheres nos braços e tronco.
Normalmente há uma perda de gordura maior sem muita mudança na massa magra, resultando em medidas corporais iguais ou menores quando comparadas antes do treinamento. Por isso, mulherada, relaxem ao realizar exercícios para membros superiores! Ganhos de medidas corporais mais intensos são relativamente relacionados a alguns fatores, como: a disposição genética para desenvolver grandes massas musculares, a concentração de testosterona (hormônio do crescimento produzido 10x a mais pelos homens) e outros hormônios, a relação de estrogênio/testosterona menor do que a normal, a capacidade para realizar programas mais intensos e a resposta hormonal maior do que a normal em relação ao treinamento de força. Cabe ressaltar que para àquelas que pretendem intensificar o treino de membros superiores, os ganhos de massa muscular, medidas corporais e hipertrofia muscular estão inteiramente ligados ao tipo do programa, a relação de intensidade e volume do treino de musculação assim como a alimentação, o sono e o consumo de álcool.
Sendo assim, nada de inventar desculpas como “não quero ficar musculosa”, “eu pego músculo muito fácil, não preciso”. Lembrem-se: exercícios para peitoral não diminuem os seios, exercícios de ombro permitirão que você faça aqueles abdominais pegados nas barras paralelas, exercícios para tríceps farão com que seu braço não balance ao abanar, exercícios para as costas fortalecem a musculatura dorsal para suportar aquele agachamento insano que te ajuda no projeto #bundananuca. Então mulheres… sorriam, treinem e abanem!
[…] http://www.treinofeminino.com/exercicios-para-bracos/ […]