Aqueles dias que antecedem a menstruação são conhecidos como dias conturbados, recheados de mudanças de humor, dores corporais, cansaço, etc. Há aquelas que pouco sofrem nesse período, entretanto para algumas a TPM é a responsável por brigas, discussões e muitas perturbações.
Inicialmente é necessário compreender o que é a Tensão Pré-Menstrual. O ciclo menstrual dura aproximadamente 28 dias, passando pela ovulação (por volta do 14º dia) e pela menstruação propriamente dita (28º dia). Depois que o período de ovulação se encerra o corpo começa a liberar o hormônio estrogênio e progesterona, dando início aos sintomas da TPM. Segundo pesquisas, esses hormônios seriam responsáveis por dificultar a captação de neurotransmissores, os quais produzem compostos químicos como serotonina, endorfina e adrenalina (hormônios que provocam sensações de prazer e bem-estar).
Dessa forma há uma modificação de humor e uma maior indisposição, resultado da interferência da captação de neurotransmissores.
Porém, é possível amenizar esses sintomas tão indesejáveis da TPM com alguns exercícios físicos, aumentando a produção dos neurotransmissores quando são inibidos. Nem todo mulher apresenta os mesmo mesmos sintomas, nem na mesma intensidade, mas os mais comuns entre elas são:
- Ansiedade: A alta concentração de adrenalina provoca uma sensação de frio na barriga, uma dificuldade em respirar fundo. Uma maneira de melhorar a ansiedade são alongamentos e relaxamentos.
- Aumento de peso: Antes da menstruação o corpo tende a reter líquido, por isso tem-se a sensação de ganho de peso. A retenção de líquido pode causar também dores de cabeça nas mulheres. Exercícios na água (hidroginástica, por exemplo) podem aliviar tais sintomas.
- Depressão e necessidade de doces: Sintomas comuns pela pequena concentração de endorfina e serotonina no organismo. Uma boa recomendação para diminuir essa sensação são exercícios aeróbicos.
Deixe um comentário