Exercícios em jejum…
Seguido os meus alunos vem me questionar sobre fazer exercícios em jejum, porém mais comum ainda é quando eles aparecem cedo na academia em jejum sem falar nada e no meio do treinamento passam mal. Pois é, realizar exercícios em jejum não é nenhum pouco recomendado e nenhum pouco benéfico para você atingir seus objetivos.
A maioria das pessoas acredita que se exercitar em jejum facilitaria na perda de peso, mas o que acontece na realidade é um comprometimento das proteínas corporais, fazendo com que a perda seja de massa magra e não de gordura corporal. O jejum é comum à todas as pessoas que realizam o mesmo durante o sono. Enquanto dormimos a energia recrutada pelo sistema nervoso central é mantida junto às reservas hepáticas. Dessa forma, quando acordamos nossas reservas energéticas estão bastante debilitadas, então pense, ao invés de fazer uma bela refeição que forneça toda energia perdida durante a noite, você irá realizar uma atividade física com todas as demandas energéticas deficientes?
A utilização de glicose necessária para realizar a contração muscular nessa situação acarretaria em concentrações energéticas muito baixas, podendo provocar desmaios ou conseqüências mais graves.
Todavia, o nosso organismo é “programado” para se adaptar a situações de risco como essas, sendo assim, para suprir a falta energética o nosso corpo transforma as nossas proteínas construtoras de músculos em glicose, para poder usar as mesmas como fonte de energia. É por isso que, quando você realiza exercícios em jejum, a sua ideia de emagrecer cai por ralo abaixo e acaba se tornando em uma perda de massa magra.
Caso você só tenha o horário da manhã disponível para se exercitar e não seja possível ingerir um bom café da manhã antes, uma sugestão é realizar uma refeição rica em carboidratos à noite. E NÃO se preocupe, ele não irá fazer com que você engorde (leio o artigo É errado comer carboidrato a noite?)
Mas mesmo consumindo mais carboidratos antes de dormir, quando você for realizar suas atividades físicas procure comer alguma fruta com aveia, torradas integrais ou até mesmo um suco de fruta.
Para emagrecer você não precisa passar fome, e sim planejar uma alimentação equilibrada, de maneira que você se alimente bem, mas de jeito saudável.
Deixe um comentário