Catabolismo x anabolismo
Bom, na maioria dos outros artigos eu sempre digo que, apenas fazer exercícios não é suficiente para atingirmos o resultado que tanto esperamos. É um conjunto de treino, alimentação e sono que permitem chegarmos onde queremos. O anabolismo e o catabolismo fazem parte desse processo, e é por isso que vou explicar aqui para vocês o que cada um significa.
Catabolismo é a ação de degradação dos nutrientes para a produção de energia. Porém, uma das consequências negativas é a degeneração do tecido muscular, pois pouco descanso e uma má alimentação podem fazer com que o organismo use de outras fontes para produzir energia, fazendo você perder massa muscular. Já o anabolismo é a ação de construção do tecido muscular, ou seja, quando você descansa e se alimenta bem, seu corpo começa a reparar e desenvolver o tecido muscular. O ideal então é fazer com que o estado anabólico seja superior que o catabólico, para que você tenha mais ganhos do que perdas.
Mas se a todo o momento nós estamos produzindo energia, quer dizer que a todo o momento estamos catabolizando? Sim. Mas o catabolismo necessita de baixa energia para trabalhar, então nós catabolizamos quando estamos parados ou realizando atividades que não usem tanta energia. Quando o nosso corpo requer de muita energia ele está trabalhando no estado anabólico.
Para que esse processo anabólico siga em alta, é preciso adotar uma boa alimentação saudável e controlada, por isso evite ficar mais de três horas sem comer, e diminua a ingestão de gorduras e carboidratos simples. Se você ficar muito tempo sem consumir alimentos, seu corpo começa a usar como fonte de energia seu tecido muscular, fazendo com que seu corpo entre em estado catabólico.
Uma alimentação saudável e rica em nutrientes permite que seu corpo selecione cada nutriente ingerido para fazer sua verdadeira função. Ou seja, os carboidratos terão função energética, as gorduras boas produzirão colesterol e transportarão as vitaminas e as proteínas de construção e reparação tecidual e, assim, você manterá o anabolismo.
Não parece um bicho de sete-cabeças, não é? Basta saber selecionar bem os alimentos que você consumirá e procurar manter uma rotina de horários para a sua alimentação. De início parece chato, mas você vai ver que logo acostuma e, logo que perceber as vantagens de manter-se em estado anabólico, com certeza você não gostará mais de viver catabolizando.
Deixe um comentário