O princípio da reeducação alimentar (RA) é: criar novos hábitos de maneira progressiva. Tirar ou acrescentar alimentos na sua dieta gradualmente é o segredo para ter sucesso na reeducação, pois o corpo não pode sentir bruscamente tais mudanças, a ponto de trazer consequências prejudiciais à saúde. Quanto mais tranquila for a adaptação à nova rotina, mais rápido você notará resultados e mais difícil será de achar desculpas que te façam desistir do seu objetivo.
Sintomas que podem ajudar você a perceber que sua dieta está errada:
- Mau humor;
- Dores de cabeça;
- Cansaço ao longo do dia.
Se você está de saco cheio de sentir esses sintomas e não sabe mais como dar um jeito de seguir disciplinadamente uma dieta, aqui irão 11 maneiras mais fáceis de simplificar a reeducação alimentar:
Receitas que podem te ajudar:
- 500 receitas para emagrecer
- 100 receitas para ganhar massa muscular
- Alimentação Fitness: Guia para iniciantes.
1)Não crie dietas mirabolantes: refeições simples e nutritivas são mais fáceis de integrar no seu dia, além de não precisar de um alto investimento ou ter que comer coisas que você nem gosta.
2)Avalie os pós e contras da dieta: não adianta aderir a uma dieta que fuja das suas atividades do dia a dia. Primeiro analise como você poderá distribuir as refeições no decorrer do seu dia e, muito importante, veja se os alimentos não irão prejudicar nas suas atividades (dar sono, sentir-se pesado, etc)
3)Coma o suficiente: o se alimentar não significa se empanturrar de comida até não aguentar mais. Nunca vou esquecer de quando cursava Nutrição e minha professora me explicou que, para se servir a segunda vez, você deve esperar de 10 a 15min, se ainda assim seguir com muita fome, coma, senão aquela sensação era apenas gula.
4)Respeite as suas limitações: algumas dietas aconselham a comer de 6 a 7 refeições por dia, mas você se senti muito estufada comendo tantas vezes, ou as dietas pedem para que você coma apenas uma colher de arroz e um bife pequeno, só que ainda assim você passa mal porque comeu muito pouco. Todos nós temos características individuais que precisam ser respeitadas, principalmente por nós mesmos.
5)Faça adaptações progressivas: mudar aos pouquinhos é a maneira mais fácil de não sofrer com tais alterações. Tire um pouquinho dali, acrescente outro daqui e assim seu corpo terá resultados de melhor qualidade quando você menos esperar.
6)Não aceite dietas restritivas: a expressão “evitar” não significa “nunca mais”. Cortar definitivamente certos alimentos podem trazer consequências negativas e frustrar ainda mais a sua tentativa de se alimentar de forma diferente.
7)Aprenda a controlar suas emoções: muitas vezes os nossos sentimentos atuam como vilões das nossas dietas. Não encontre na comida a solução para os seus problemas, tenha disciplina e pense no seu objetivo principal.
8)Planeje o seu dia na noite anterior: quando se deitar para dormir, programe como será o seu dia e já tenha em mente como irá fazer para não deixar de se alimentar. Nem que para isso seja necessário levar lanche de casa ou até mesmo a sua marmita (não tenha vergonha de mostrar que você se preocupa com a sua saúde)
9)Inclua alimentos integrais na sua dieta: além de serem mais saudáveis, são ótimos para evitar aquele acúmulo de gordura em forma de açúcar no nosso organismo, consequência de muitos alimentos à base de farinha branca. Por isso, em casa ou até mesmo nos restaurantes, dê preferência para o arroz integral, massa integral, sanduíche integral, entre outros da mesma família.
10)Mastigue devagar: pode parecer bobagem, mas mastigar bem os alimentos faz parte de uma reeducação alimentar. Essa dica irá ajuda-la a perceber melhor os nutrientes dos seus alimentos, trazendo melhor aproveitamento do gosto da comida e melhor digestão depois da refeição.
11)Não se baseie pela balança: as roupas e os espelhos são sempre nossos amigos. Para perceber se você esta tendo ou não resultados, analise se aquela calça que estava apertada já não está mais, ou se você está se sentindo melhor quando se olha no espelho.
Deixe um comentário