A indesejável gordura localizada afeta principalmente as mulheres, sobretudo em áreas como abdômen, quadris (o famoso culote!), costas e braços. A ingestão de alimentos gordurosos somada à ação dos hormônios femininos favorece a esse acúmulo, mas há uma série de exercícios que podem evitar ou amenizar o problema, trabalhando especificamente na região necessária. A ginástica localizada – ou ginástica aeróbica – consiste em vários movimentos simples, feitos de forma ritmada, que aumentam a força e a flexibilidade do grupo muscular trabalhado. Esses exercícios protegem os ligamentos e tendões e ajudam a alongar a musculatura, combater a flacidez e aumentar a resistência física.
Fazer aulas de ginástica localizada em turma é uma ótima opção para quem é sociável, se dá bem em dinâmicas de grupo e se motiva com o incentivo de um professor. Muitas academias trabalham com músicas agitadas, o que também pode ser um bom estímulo para animar os alunos. Uma hora de aula pode queimar de 350 a 500 calorias, além de fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico, deixando o corpo mais definido, aumentando a massa magra e acelerando o metabolismo. Os exercícios aeróbicos ajudam ainda a melhorar o sistema cardiorrespiratório.
Nessa dinâmica, há um planejamento para cada grupo muscular específico, dependendo do objetivo a ser atingido. Para aumentar a força, há séries de poucas repetições com carga maior de peso. Já para aumentar a resistência física, se trabalha com uma carga menor aumentando as repetições dos movimentos. Os exercícios podem ser feitos sem equipamentos ou utilizando barras, caneleiras, elásticos, steps e barras. Cada atividade deve ser pensada de acordo com as características anatômicas de cada região e com o preparo físico e as necessidades de cada aluno. Por isso, a orientação de um profissional é indispensável!
É fundamental fazer cada exercício de forma correta, com a postura certa, respeitando os limites do próprio corpo. Do contrário, as articulações podem ficar sobrecarregadas e a coluna prejudicada. Os materiais utilizados também devem ser observados e a carga de cada peso deve ser adequada. Caneleiras precisam estar bem firmes para não se descolarem e causarem desconforto depois das aulas.
Por ser uma atividade de alta intensidade, a ginástica localizada garante grande queima calórica, auxiliando no emagrecimento. Mas é importante lembrar que a atividade não resulta necessariamente na perda de gordura, o que vai depender principalmente de uma boa dieta. Ou seja, através da reeducação alimentar somada à ginástica localizada três vezes por semana é possível perder peso, fortalecer os músculos, ganhar resistência e ficar mais disposta.
Deixe um comentário