Criado pelo alemão Joseph Pilates, a série de exercícios, que leva o sobrenome do seu inventor, pode ser praticada por todos, até mesmo por pessoas idosas e grávidas. Com atividades de baixo impacto, não oferece riscos de lesões e é indicado para quem quer fortalecer a musculatura sem passar horas pegando pesos na academia. Os benefícios do pilates se refletem no corpo e na mente, já que a prática ajuda a diminuir o estresse e a combater a ansiedade, melhora a postura e a respiração e até garante boas noites de sono. A modalidade trabalha todos os grupos musculares e as articulações, gerando mais força e flexibilidade. Quer saber mais? Confira aqui os 7 grandes benefícios do Pilates e comece já!
Diminui o estresse e a ansiedade
Os exercícios exigem concentração e ritmo específico de respiração, ajudando a “desacelerar” e fazendo com que a praticante adquira maior controle sobre o próprio corpo. Conhecendo-se melhor, fica mais fácil aprender a relaxar e evitar a tensão do dia-a-dia.
Alivia dores
A atividade fortalece a musculatura do abdome e ajuda a manter a coluna ereta, minimizando as dores nas costas e ensinando a não forçar a região durante esforços físicos. Exercícios para fortalecimento e alongamento também podem ajudar na recuperação de diversos músculos. Como se tratam demovimentos de baixo impacto, podem ser utilizados até para a recuperação de lesões.
Ajuda a corrigir a postura
Um dos benefícios do pilates mais conhecidos é a correção postural. A prática ajuda a alinhar a coluna e a fortalecer os músculos da região lombar, garantindo uma postura correta nas aulas e no dia-a-dia. A mudança pode, inclusive, acarretar no ganho de alguns centímetros de altura, já que a curvatura incorreta do corpo faz com que pareçamos mais baixas.
Trabalha diversos músculos
Os exercícios do pilates acionam músculos do corpo todo, diferentemente da musculação voltada para uma área específica. Além disso, auxilia no aumento de força e resistência muscular. É ideal para mulheres que querem ter mais força e resistência sem ficar muito musculosa.
Aumenta a flexibilidade
A modalidade trabalha com um alongamento muscular generalizado e aumenta a amplitude de movimentos nas articulações, gerando maior flexibilidade do corpo e ajudando a prevenir dores e lesões.
Melhora a vida sexual
Além do aumento da autoestima e dos bons resultados estéticos que gera, fazendo com que a praticante se sinta mais atraente, trabalha bastante os músculos pélvicos e confere maior flexibilidade. Por isso, os benefícios do pilates também se verificam na vida sexual de quem o pratica.
Corpo são, mente sã
Os benefícios do pilates são percebidos no corpo e na mente. Os exercícios são praticados em ambientes tranquilos, que ajudam a relaxar. Todo o corpo é acionado em tarefas que exigem mais equilíbrio e concentração do que força física. Com mais tranquilidade, disposição, resistência e flexibilidade e melhor forma física, a sensação de bem estar é total.