Com a correria do dia-a-dia, às vezes parece impossível arranjar tempo para fazer exercícios físicos ou frequentar a academia. Para quem não tem esse hábito, a preguiça também pode ser uma grande rival. Mas não se engane: movimentar-se pode trazer mais benefícios para sua saúde do que apenas mudanças estéticas! Vale a pena reorganizar a agenda e vencer o cansaço para ter melhor qualidade de vida. Além de ficar com o corpo mais bonito, a prática gera bem estar e melhora o condicionamento e a disposição para encarar a rotina. E as vantagens não param por aí: exercícios físicos ajudam a fortalecer os ossos e as articulações, tonificam os músculos, aumentam a flexibilidade e queimam gorduras. Isso sem falar na importância desse hábito na prevenção de doenças como diabetes, infarto, derrame e problemas cardíacos. Há também um processo químico que gera efeitos muito positivos, como a diminuição do estresse e da ansiedade e a melhora do humor. A prática de exercícios físicos – principalmente os aeróbicos – aumenta o nível de neurotransmissores, como noradrenalina, a serotonina e a dopamina, que causam uma sensação quase imediata de relaxamento, bem-estar e felicidade.
Pequenas mudanças já podem fazer diferença. Ir e voltar do trabalho de bicicleta ou a pé, trocar os elevadores por escada, praticar alguma dança ou andar já são um bom começo. Atividades como caminhada, hidroginástica, natação e alongamento são simples e podem ser praticadas até mesmo por gestantes, crianças e idosos. Basta escolher o exercício correto e praticá-lo com a intensidade adequada para o seu biótipo, idade e condicionamento. Em uma escala de 0 a 10, na qual 0 representa repouso e 10 exaustão, o ideal é manter-se entre 6 e 7. Com o tempo, você irá vencendo seus limites, aumentando a carga de exercícios em um aparelho ou correndo por mais tempo ou maiores distâncias.
O mais difícil é começar, sair da inércia e adquirir hábitos saudáveis. Uma vez que essa resistência inicial desaparece, movimentar-se torna-se prazeroso. A academia não precisa ser um ambiente assustador ou chato! Pense no espaço como um lugar para manter a forma, conhecer gente nova, relaxar a mente enquanto o corpo trabalha. Mas nada impede que você pratique exercícios ao ar livre, caminhando no calçadão de uma praia ou em um parque bem arborizado. Encontre o seu estilo e dê o primeiro passo! O importante é deixar o sedentarismo para trás. Procure alguma atividade que lhe agrade, convide alguém para se exercitar com você. Não encare a iniciativa como obrigação e procure motivar-se para conseguir manter a disciplina. Os ganhos e resultados vão compensar seu esforço.
Deixe um comentário