O que é a Celulite?
Um dos maiores inimigos das mulheres (um deles, pois nós mulheres temos muitos), é a Celulite e, piora ainda mais quando nos falam: “e ela nunca mais vai embora”. Mas por que nos falam isso? Acontece que a Celulite faz parte do nosso tecido adiposo (gordura), e surge devido a uma expansão desse tecido, comprimindo os vasos e artérias contra o tecido cutâneo (pele), diminuindo a irrigação de oxigênio para essas áreas e deixando a pele com aquela aparência de “casca de laranja”.
As ondulações aparecem principalmente nas coxas, barriga, glúteos e braços e podem ser classificadas de acordo com a gravidade da Celulite:
- Grau 1: aparece somente quando a região é comprimido;
- Grau 2: a pele já apresenta uma aparência de “casca de laranja”;
- Grau 3: as ondulações possuem consistência endurecida e, normalmente, ficam doloridas;
- Grau 4: a região da celulite fica totalmente endurecida e compromete toda a circulação do local, criando fibroses e causando dores.
O aconselhável é você procurar um(a) dermatologista e ver qual é o grau da sua Celulite, pois se ela ainda não atingiu o Grau 3, eu tenho uma boa notícia para você: com alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, é possível driblar esse vilão que nos incomoda tanto e aumentar muito a sua auto-estima.
Como acabar com a Celulite
Assim como em todas as outras dicas aqui do site, nada funciona sozinho, por isso você precisará cuidar tanto a alimentação como os exercícios físicos, mas vamos começar por partes.
Manter refeições saudáveis e equilibradas é fundamental para acabar de uma vez por todas com a Celulite, sendo assim, é necessário que você saiba que terá que abrir mão de alguns alimentos se quiser terminar rapidamente com esse vilão.
Evite alimentos ricos em sódio (refrigerantes, bebida alcoólica, etc), muito gordurosos (frituras e alimentos com gorduras trans e saturadas) e os adocicados, porque eles facilitam o acúmulo de gorduras localizadas, principalmente nas regiões mais propensas ao surgimento de Celulites.
O excesso de sódio deve ter cuidado redobrado, pois além de Celulite, causa uma diminuição da espessura dos vasos sanguíneos, entupindo os mesmos e atrapalhando a circulação de certos nutrientes pelo corpo.
Inclua nas suas refeições alimentos de baixo índice glicêmico, ricos em fibras (frutas, legumes, vegetais, sementes e cereais), ricos em proteínas (carnes magras, peixes magros, ovos), óleo e semente de linhaça, azeite extra virgem, nozes, castanhas e soja.
Mas claro que não é só isso! Cuidar somente a alimentação já irá trazer bons resultados, mas esse processo pode ser mais eficiente ainda, conciliando uma boa alimentação com exercícios físicos regulares.
A prática do exercício melhora a circulação sanguínea e de nutrientes para o nosso organismo, removendo as gorduras localizadas e usando-as como fonte de energia. Para isso então, vamos criar um programa de exercício que combine exercícios aeróbicos com treino de musculação. O treino aeróbico deve ser intenso, não precisando durar muito tempo, entre 30 e 45 minutos, podendo ser:
- Corrida; bicicleta; caminhada; pular corda; natação; dança; aulas em grupo; subida em escadas; entre outros.
Já dentro da musculação, existem inúmeros aparelhos e exercícios que irão trabalhar as regiões mais afetadas, mas citarei aqui os mais famosos e, na minha opinião, eficientes:
- Agachamento; elevação pélvica/quadril com pesos; afundo; glúteo 4 apoios; flexão de joelhos (coxa posterior); extensão de joelhos (coxa anterior); adução/abdução na máquina.
Deixe um comentário