Sobre musculação feminina
O público feminino nas academias tem crescido consideravelmente de uns tempos para cá, isso demonstra a permanente preocupação da mulher com seu corpo, seja por motivos estéticos ou até mesmo para cuidar da sua saúde. Entretanto, os padrões de corpos magros vêm cedendo lugar para corpos desenhados e definidos, mas não de uma maneira grosseira como você pode ter imaginado. Os corpos definidos, com músculos desenhados esbanjam sensualidade e feminilidade, apresentando pernas e abdomens de dar inveja a qualquer uma (até mesmo àquelas que dizem “não gostar” de corpos malhados).
Para ajudar você a alcançar ou seguir com esse corpo fitness, conquistando fãs por onde passa, aqui vão 7 dicas excelentes, pois queremos tanto quanto vocês que atinjam seus objetivos!
1) Treine de acordo com o seu objetivo:
Chega de dar desculpas e não fazer aquilo que seu corpo realmente precisa. Se o seu objetivo é emagrecimento, então primeiro vamos emagrecer para depois definir. Dessa forma, capriche nos exercícios aeróbicos (escolhendo os de sua preferência, aqueles que lhe dão prazer na hora de se exercitar) e evite cargas muito pesadas, pois para queimar calorias o ideal é aumentar o número de repetições e diminuir a intensidade dos pesos. Já se o seu objetivo é a hipertrofia, ganhar músculos definidos, sem nenhum perdão pegue pesado! É isso mesmo, peça para o seu instrutor montar um programa com exercícios específicos para as partes onde quer ganhar mais músculo e capriche na carga, diminuindo o número de repetições, mas aumentando sempre a intensidade das cargas.
2) Não deixe o corpo se adaptar:
Você sabia que o nosso corpo se adapta muito rápido às cargas e exercícios? Podemos até ficar doloridas nos primeiros dias, ainda mais se estamos a muito tempo sem fazer nenhum exercício físico, porém os nossos músculos não demoram muito para tornar fácil aquele treino que parecia impossível no início. Por isso, crie objetivos de curto prazo, ou seja, se hoje você fez um aparelho para as pernas com a carga de 10kg, semana que vem procure aumentá-la para 12 ou 15kg ou, se a sua prioridade é emagrecer, aumente o tempo de corrida, caminhada ou pedalada que você fez hoje, passando de 10min para 11min e assim progressivamente. Isso fará com que os resultados não demorem a aparecer e a sua motivação estará sempre renovada.
3) Escolha exercícios que lhe deem prazer:
Estamos aqui falando basicamente da musculação, mas pode ser que você não seja tão fã das salas de academia. E não é por isso que vamos deixar de nos exercitar, não é mesmo? Cada dia que passa surge novas opções de atividades que buscam agradar a todos os tipos de pessoas, sejam elas baseadas em danças, movimentos mais localizados, lutas, zumba, pilates, yoga, etc. Sendo assim, nada mais é desculpa para você ficar em casa reclamando que não está satisfeita com seu corpo, nem que para isso seja preciso fazer uma aula de cada modalidade até encontrar aquela que lhe faça bem. Quando você começar a ver os resultados, tenho certeza que não irá se arrepender de ter saído de casa para cuidar do seu corpo.
4)Cuide da sua alimentação:
Acredito que muitas pessoas já tenham lhe falado algo do tipo “o exercício sozinho não faz milagre”. E é isso mesmo, o exercício físico por si só não trará resultados eficientes se você não der uma forcinha por fora, adotando uma alimentação mais saudável e regrada. Até mesmo para aquelas que se sentem muito magras e querem ganhar massa muscular logo, esqueça a ideia de que vocês podem “comer de tudo que não engordam”. Dentro de uma fórmula para atingir o corpo que você deseja podemos considerar que o treino físico representa 20%, enquanto a alimentação compõe 80%, ou seja, para chegarmos aos 100% não adianta ou um ou outro, e sim os dois de maneira conjunta. A dica que eu dou é procurar um bom nutricionista que irá recomendar uma alimentação de acordo com o seu dia-a-dia e objetivo, sempre buscando combinar as suas refeições com os exercícios que você faz ou irá começar a realizar.
5) Beba bastante água:
Mesmo que você não sinta sede, procure sempre beber água durante os seus exercícios, entre as séries, entre a mudança de aparelho ou como preferir. A água é um dos nutrientes essenciais que alimentam o músculo, possuindo total importância para o surgimento dos seus resultados. A hidratação faz com que o corpo reponha o sal perdido pelo suor durante o exercício, auxilia na metabolização das gorduras e na reestruturação das fibras musculares trabalhadas durante o treino. Além de nos deixar com a pele muito mais bonita e saudável!
6) Dê importância para o seu descanso:
“O descanso faz parte do processo”? É claro que faz! A hora do descanso é considerada uma das fases mais importantes para atingir o corpo fitness tão sonhado, pois é durante o sono que nossas fibras musculares fazer a reestruturação e metabolizam aquela gordurinha tão indesejada. Por isso é aconselhado nunca repetir o mesmo treinamento todos os dias da semana, afinal assim como a nossa mente, os nossos músculos também precisam relaxar um pouco. Se você possui um treino único evite repeti-lo todos os dias da semana, isso evitará lesões por excesso de repetições e dará ao músculo o tempo necessário para se reestruturar. Caso você já tenha um treino dividido, respeite a divisão muscular existente nele, para que todos os grupos musculares sejam trabalhados de forma eficiente, sem trazer prejuízos para um ou outro.
7) Use roupas adequadas:
Não estou mandando você sair correndo agora para comprar roupas novas para se exercitar (não seria má ideia fazer umas comprinhas não é?). Pode parecer bobagem, mas usar roupas adequadas pode ajudar no seu rendimento na hora da academia. Escolha roupas leves e que facilitem na transpiração, de modo que fiquem confortáveis, mas que você se sinta bem. A academia não é um desfile de moda, mas você também não precisa ir com aquela roupa antiga que estava atirada nos fundos do seu armário, não é mesmo? Hoje em dia existem roupas com tecnologia própria que auxiliam no seu rendimento e também há uma linha exclusiva só para a moda fitness, possibilitando inúmeros modelos e estilos para você fazer seu treino sem sair prejudicada e ainda ficar linda.
[…] 7 dicas de musculação feminina […]