O que é Pilates?
Pilates é um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. Como qualquer método, ele possui princípios básicos, como: respiração, concentração, fluidez, controle, precisão e centralização. Os movimentos partem do nosso centro de gravidade e iniciam com exercícios de pequeno grau e por meio de elementos moduladores, a progressão chega a níveis mais avançados.
O Pilates é indicado principalmente para o tratamento e prevenção de problemas na coluna, mas também é muito eficaz na ajuda do condicionamento físico. Durante as aulas, é possível aprender a controlar a mente e o corpo, reeducando a postura, os músculos, a respiração e melhorando ao mesmo tempo a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos.
A facilidade do Pilates é que pode ser praticado por quase todo mundo, promovendo o relaxamento, a reeducação postural e um abdômen de dar inveja a muitas pessoas.
O Pilates emagrece?
Muitos acreditam que o Pilates não emagrece, entretanto ele é capaz de queimar calorias assim como qualquer outra atividade. O segredo está na forma e intensidade com a qual você realiza a aula de Pilates. A diferença entre uma aula de Pilates e um exercício aeróbico, por exemplo, é que no Pilates você começa a queimar gordura depois da sessão, já nos exercícios aeróbicos é possível realizar a queima de gordura durante a realização do exercício.
Para que ocorra o processo de emagrecimento, é necessário ingerir menos do que se gasta, por isso, assim como em qualquer outra prática de atividade física, a alimentação também precisa ser controlada junto às aulas de Pilates. Claro que o gasto calórico em uma sessão de Pilates não irá se igualar a queima durante um treino aeróbico ou na academia, mas é possível perceber evolução, mesmo que de uma forma mais lenta e progressiva. Caso você queira emagrecer de maneira mais acelerada, é possível conciliar o Pilates com treinos aeróbicos e uma dieta balanceada, pois o exercício cardiovascular irá acelerar a queima de gordura enquanto o Pilates irá tonificar os músculos de uma maneira mais interna, deixando os músculos mais durinhos. O gasto calórico de uma aula de Pilates varia entre 200 e 400 calorias.
Quais os benefícios do Pilates?
Diferente dos exercícios das academias, o Pilates tonifica e define os músculos sem que haja uma hipertrofia muscular, garantindo um corpo definido, mas sem grande volume. Além disso, o Pilates possui inúmeros benefícios, que são:
- Relaxamento mental e corporal (alivia o estresse e as tensões);
- Maior resistência física e mental;
- Alongamento (aumento da flexibilidade e força muscular);
- Melhora da respiração;
- Maior controle dos músculos e dos movimentos (coordenação motora);
- Reeducação postural;
- Melhora da concentração;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Maior oxigenação do sangue;
- Eliminação de toxinas do sangue;
- Fortalecimento dos órgãos internos;
- Alívio das dores crônicas.
Deixe um comentário