A depressão hoje em dia acomete cada vez mais pessoas e tem se tornado uma preocupação mundial. Ela é considerada uma doença e seus principais sintomas são:
Depressão:
– Humor deprimido constantemente;
– Perda de interesse em atividades do dia-a-dia;
– Perda ou aumento de peso;
– Aumento da fadiga;
– Baixa auto-estima;
– Sentimentos de inadequação, etc.
A pessoa depressiva costuma se isolar em casa, tendo seguidas vontades de sumir. Mas a depressão só é diagnosticada por psicólogos e médicos se uma série de sintomas persistirem por certo período de tempo.
Quando estamos tristes ou chateados, isso não significa que estamos depressivos e sim que tivemos um dia difícil. A pessoa que realmente sofre de depressão precisa fazer um tratamento com remédios e/ou sessões psicoterapêuticas.
Porém, inúmeros estudos vêm demonstrando os benefícios da atividade física no tratamento dessa doença, e é sobre isso que vamos falar agora.
O comportamento dos depressivos surge por alguma razão. Por exemplo, as pessoas só ficam tristes, com baixa auto-estima ou outra sensação ruim porque alguma coisa as deixou assim. Entretanto, para alguns essas situações não os perturbam, já outros se recolhem.
É por esses motivos que o exercício físico pode ser uma possibilidade de recuperação dos depressivos. Ou seja, ao invés de ficarem isolados, culpando-se pela tristeza, por que não participarem de um grupo de dança, corrida ou hidroginástica? O convívio com outras pessoas, o fato de fazer novas amizades por si só já é um ótimo remédio. Pensem conciliar isso com uma atividade física que produz uma sensação de bem-estar sem igual.
A questão é que os sintomas provocados pelos exercícios são totalmente contrários aos causados pela depressão. A atividade dá uma sensação de superação, conquista, enquanto a depressão remete à perdas e derrotas. Para algumas pessoas só o fato de estar fazendo parte de um grupo, de poder conversar e desabafar já basta e se, durante o horário de atividade não é possível conversar, pelo menos a pessoa conseguiu ocupar sua cabeça com outras coisas e não apenas ficar pensando nos seus problemas.
Sem contar nos benefícios psicológicos, o exercício proporcionar saúde e beleza, como não querer começar hoje mesmo?
Deixe um comentário