Para conseguir os resultados almejados é necessária muita atenção e dedicação. Atenção para evitar execuções erradas nos exercícios e dedicação para caprichar na dieta. A prática de exercícios sempre deve ser combinada com uma alimentação controlada, pois em um programa de emagrecimento, por exemplo, a dieta representa 80% e os exercícios 20%, e todos querem alcançar o 100%.
Os principais erros são:
- Alimentação: Muitas mulheres se submetem a dietas rigorosas e severas, não suprindo a quantidade de energia necessária para realizar as atividades físicas. Por exemplo, para quem quer perder gordura o correto é consumir menos calorias do que se gasta no exercício. Entretanto, o fato de consumir menos calorias não significa permanecer períodos longos de jejum, uma dieta saudável é feita com refeições moderadas e pequenos intervalos entre as mesmas.
- Suplementos alimentares: Outro grande erro das mulheres ao entrarem na academia é pensarem que suplementos são milagrosos. Muitas se inscrevem na musculação próximo ao verão e desejam resultados à curto prazo, o que na maioria das vezes, é um tanto quanto difícil. A questão é que suplementos alimentares na verdade atuam como agentes complementares de uma dieta controlada e saudável, por isso primeiro adquira um bom plano alimentar, um bom planejamento de exercícios e organize da melhor maneira a sua rotina.
- Alongamento e aquecimento: Uma boa preparação antes dos exercícios e um bom relaxamento pós-treino são fundamentais. Por isso, antes de iniciar sua sessão de treinamento realize um bom aquecimento, ele irá aumentar a temperatura corporal, aumentar o fluxo sanguíneo, acelerar a freqüência cardíaca e aumentar a troca gasosa entre o ambiente e a hemoglobina. Já um alongamento correto pós-exercícios irá relaxar as fibras musculares, diminuir a irritabilidade muscular e o risco de lesões.
- Variação de estímulos: Procure não deixar o corpo se adaptar ao mesmo exercício por um tempo muito superior. Um dos motivos é que quando o corpo se acostuma à queima de gorduras diminui, assim como os resultados. Outro fator é que realizar por muito tempo o mesmo exercício pode desencadear um risco de lesão pelo esforço repetitivo.
- Postura: Não cuidar da postura na realização dos exercícios ocasionará uma sobrecarga em outras articulações, podendo aumentar o risco de lesões. Todavia, manter a postura correta nas execuções evita lesões e fazem com que os resultados venham mais rápidos.
- Calorias: Uma das maiores preocupações é saber se estamos mesmo gastando as calorias consumidas. Para que nosso corpo esteja sempre queimando gordura é necessário manter a freqüência cardíaca mais alta do que o valor de repouso. Da mesma forma que os exercícios, nunca deixe o corpo se adaptar ao valor da freqüência cardíaca, procure sempre dar um novo estímulo para que a freqüência suba e provoque uma nova variação.
- Ingestão de líquidos: Durante os exercícios nosso corpo perde líquidos e sais minerais, e assim como as proteínas são importantes para a construção muscular, a água também é nutriente fundamental para o músculo, para manter a temperatura corporal e a pressão arterial baixa. Dessa maneira não deixe o corpo sentir sede, mantenha-o sempre hidrato.
Exagero nos treinos: “Tudo em excesso faz mal”. E é verdade, atividade física em exagero sobrecarrega os músculos, aumenta o risco de lesões e pode aumentar a sensação de dores corporais. Lembrando que a construção de músculos necessita de um período de descanso para a produção de novas células.
Deixe um comentário