Como se faz o agachamento? Apoie os pesos sobre os ombros, flexione os joelhos abaixando o glúteo como se você fosse sentar em uma cadeira e depois volte à posição vertical. Falando assim parece fácil, não é mesmo? Mas tecnicamente falando ele tem certos macetes que, se não forem bem executados, podem desencadear alguns problemas, como lesões nas articulações, tendões e tecidos, afetando o desenvolvimento dos treinos.
Agachamento – Movimentos
Para ajudar você a não cometer erros, aqui vai algumas dicas básicas de execução:
-
Abra as pernas na largura dos ombros e mantenha os joelhos apontados para frente e a frente do quadril (não empine o bumbum e nem jogue o quadril para trás);
-
Como se você fosse sentar em uma cadeira desça com o glúteo em direção ao chão (os joelhos devem formar um ângulo de 90º ou, no caso do agachamento profundo, um ângulo menor ainda);
-
Nunca feche os joelhos e não estique totalmente a perna no final do movimento;
Outras dicas que podem ajudar você a executar o agachamento de forma mais eficiente são:
-
Controle a respiração: Puxe bem forte o ar antes de descer e segure o ar até terminar de abaixar. Quando começar a subida vá soltando o ar até voltar totalmente para a posição vertical.
-
Mantenha a postura ereta: Evite inclinar o tronco à frente ou fazer um arco com a região lombar da coluna durante a descida.
-
Olhar para frente: Procure achar um ponto à sua frente para que você fixe o olhar. Olhar muito para cima pode provocar uma perda de equilíbrio e olhar para baixo pode resultar numa curvatura da lombar. Pessoas mais altas: Caso suas pernas sejam mais longas procure deixar os pés numa distância maior que a largura dos ombros para ser mais confortável.
Deixe um comentário