Ingressar na academia não é muito fácil, até porque fazer parte de um programa de musculação necessita de compromisso, dedicação e esforço para conseguir atingir o resultado esperado. Especialistas aconselham aos iniciantes de musculação feminina começar com treinos leves e não muito complexos, evitando prejudicar um futuro rendimento e também o aparecimento de lesões. Por exemplo, se o objetivo é aumentar os músculos (hipertrofia muscular), a dica é aumentar progressivamente a intensidade dos exercícios e a carga nos aparelhos.
Outro fator importante é a comunicação com o seu instrutor. O acompanhamento profissional ajuda a atingir mais rápido e de forma mais eficiente os resultados, executando melhor os exercícios, evitando movimentos errados e também ajudando você a perceber seus próprios limites corporais. Além disse, opte por uma academia que possua equipamentos necessários para alcançar o seu objetivo.
O que auxilia muito a fazer com que a pessoa não desista da academia logo no início é que ela seja próxima ao local de trabalho ou da residência. Separar um horário do seu dia-a-dia para praticar a musculação também influencia no desempenho dos treinos, pois academia e preguiça não combinam. Se quiser ver resultados, terá que se comprometer com a academia.
Dicas:
1) Alguns pesquisadores afirmam que o ideal para o iniciante é treinar três vezes na semana, fazendo com que a musculação se enquadre na nova rotina. Um erro comum de quem logo começou a malhar é querer “puxar ferro” todos os dias, mas não esqueça que os músculos só aumentam quando o corpo está em repouso, ou seja, após os treinos. Um treino sugerido para quem está começando é praticar exercícios alternando as articulações dos membros superiores e membros inferiores.
2) A avaliação física também é muito importante. Ela pode ser feita por um médico ou instrutor, e assim o aluno saberá seu percentual de gordura, nível de força, flexibilidade, problemas cardíacos, de coluna, entre outros fatores físicos que vão mudar o desempenho na academia.
3) Os músculos não estão acostumados com a carga de peso e força, portanto fique atento à sua respiração, postura e adaptação muscular.
4) O papel do professor logo no começo dos treinos é fundamental para que problemas maiores não surjam no futuro. Ele deve cuidar das adaptações musculares, dos ligamentos e tendões.
5) Outro ponto imprescindível é o aquecimento.
Geralmente o corpo leva de quatro até seis semanas para conseguir partir para um estágio mais avançado. Entretanto, a adaptação e resultados são individuais e devem ser respeitados para evitar lesões corporais.
É comum o aluno que inicia a academia pela primeira vez treinar apenas um exercício para cada grupo muscular, isso faz com que o corpo não fique desproporcional e também possa se adaptar com maior facilidade.
Com o tempo, o corpo se acostuma aos exercícios e então é necessário modificar os exercícios e intensificar os treinos.
O que deve ser evitado na musculação para atingir bons resultados:
- Dormir pouco: O mínimo são oito horas de sono.
- Treinar mais de 1h30 a 2 horas: Não é a duração do exercício que faz a diferença na musculação, mas sim, a intensidade dos treinos.
- Dividir o treino por aparelhos: O correto é dividir os exercícios por grupos musculares.
- Continuar comendo mal: Esse é o mais clássico dos erros, não cuidar da alimentação e reclamar da falta de resultados.
Deixe um comentário