Uma alimentação balanceada é fundamental para o bom funcionamento do corpo e para a saúde. Mas, apesar de ser o nosso principal combustível, a comida pode se tornar um perigo se não soubermos dosá-la. Equilíbrio é o segredo, em todos os casos. Confira aqui nossas 10 dicas para não comer demais!
Coma pequenas porções a cada três horas
Ficar o dia inteiro sem comer pode fazer com que você compense a falta em um jantar muito calórico. Além disso, se o corpo entende que vai ficar muitas horas sem se nutrir, o metabolismo diminui para compensar a falta de alimentos.
Prefira alimentos integrais
Pães, massas e arroz integral não são menos calóricos, mas possuem mais fibras e, por isso, trazem mais sensação de saciedade. Assim, fica mais fácil não comer demais.
Vá de frutas e legumes
Frutas e legumes tem poucas calorias, mas muita água e fibras. Esses alimentos satisfazem mais e engordam menos.
Beba muita água
Recomenda-se o consumo de pelo menos 2 litros de água por dia. Além de hidratar o corpo, o consumo do líquido ajuda a enganar a fome e a sensação de “barriga vazia”.
Vá ao mercado preparada
Evite ir ao mercado quando estiver com fome, cansada ou estressada. Nessas condições a sua avaliação sobre o que é necessário comprar ficará comprometida. Outra dica importante é levar uma lista de compras que sirva de guia. Tenha disciplina e não leve para casa o que pode acabar com a sua dieta!
Não pule o café da manhã
O café da manhã é a nossa principal refeição. Além de garantir a disposição necessária para encarar a rotina, começar o dia bem alimentada ajuda a não comer demais ao longo do dia.
Espere!
Estudos revelam que o cérebro demora cerca de 20 minutos para processar a sensação de saciedade após uma refeição. Controle a quantidade do que vai ingerir e não se deixe levar pela vontade de comer mais, que pode passar em pouco tempo.
Faça da refeição uma hora sagrada
Separe os momentos em que for se alimentar para saborear a comida com calma. Não faça outras coisas durante a refeição e concentre-se no que estiver comendo. Evitar a dispersão e a distração ajuda a não comer demais. Mastigar devagar também é uma ótima estratégia, pois facilita a digestão e aumenta a sensação de saciedade.
Diversifique
Comer um prato com maior variedade de alimentos saudáveis é mais nutritivo do que optar por um só alimento, como uma massa. Monte sua refeição com saladas, frutas e carnes brancas, criando um visual colorido e convidativo. Observar um prato colorido e diversificado faz com que o cérebro entenda que você está comendo mais.
Combata a ansiedade
Muitas vezes comemos mais do que deveríamos por ansiedade e não por fome. Para reduzir o problema, beba chás calmantes, como o de melissa e o de camomila. Além de tranquilizar, o líquido ajuda a saciar a fome.
Deixe um comentário